• Questionários e Enquete

    Questionário é a ferramenta indicada para motivar e engajar os alunos com o material. Pesquisa / Enquete ou Escolha permitem a turma dar retorno aos educadores.

    • A atividade Questionário é usado para entregar questões aos alunos. Geralmente são questões com uma determinada resposta correta o Moodle pode automaticamente dar o feedback ao aluno (se acertou, a resposta correta ou outros tipos de retorno que o educador previamente configurou). Questões podem ser com respostas escolhidas (múltipla escolha, um menu de opções, associar conceitos) ou respostas construídas (um número, uma resposta curta). O comportamento da questão do questionário determina se a avaliação tem caráter diagnóstico (para fornecer informação sobre a turma para orientar os educadores), formativo (tornando o questionário um objeto de aprendizagem) ou somativo (com caráter de provinha).

      A recomendação é trabalhar assim:

      1. Crie, mantenha e teste suas questões no Banco de Questões do curso. Organize o banco de questões em (sub)categorias. Podem usar tags também. 
      2. Tendo questões, crie um questionário, define o comportamento das questões e insira questões.
      3. Opcionalmente, as questões podem ser aleatórios, pegando uma questão aleatoriamente de uma categoria a cada tentativa de uma aluno.
      4. Obrigatoriamente, teste o questionário, usando Administração / previsualização. 

    • Exemplos de Questionários


    • Tipos de Questões

    • Enquete, Pesquisa e Escolha

      As atividades Pesquisa e Enquete (plugin não-padrão, o administrador do site deve instalar) também entregam questões, mas são questões sem respostas correta. São usadas para pesquisas de opinião. Um uso típico é para deixar a turma fazer uma avaliação do curso. Para criar ambientes educacionais onde o educador mostrar que se preocupe com seus alunos é importante que eles se sintam ouvidos. Uma maneira de criar "presença social" é complementar as discussões via Fórum com ferramentas que permitem os alunos dar retorno. 


    • Mão na massa

      No seu ambiente, ative edição e disponibilize um questionário. Em seguida, edite o Questionário inserindo 2 questões escolhidos aleatoriamente do seu banco de questões. Teste o seu Questionário usando o link "Visualização prévia" no bloco Administração.

      Em seguida, mude as configurações do Questionário, e experimente com o Comportamento de questão = Feedback imediata ou Modo Adaptativo.