• Fórum e Mensagens

    A atividade Fórum é o principal meio de comunicação entre os participantes do ambiente. Num fórum educadores e estudantes podem postar mensagens ("posts"), responder mensagens e receber notificações sobre novas mensagens. 

    • Fóruns 

      Abaixo temos alguns exemplos de fóruns (clique neles para acessar) para demonstrar os seguintes conceitos:

      1. Todo curso ganha o fórum "Avisos" ou "Fórum de notícias". Mas: não é verdadeiramente um fórum (alunos não podem responder). Por padrão, todos os alunos (inscritos no ambiente) receberão uma notificação no seu email para cada post novo.
      2. Docentes podem acrescentar um "Fórum Geral" ao seu curso. Neste tipo de Fórum, por padrão,  alunos podem abrir novos tópicos (ao invés de meramente responder um post existente). Se não encaminhar bem a discussão, corre o risco de não incentivar a discussão desejada. Recomendamos deixar as regras de uso e expectativas claras, usar "Sobrepor permissões" para impedir estudantes criar novos tópicos ("startdiscussion"), permitindo eles somente responder a tópicos que foram criados por um educador,  ou talvez usar um outro tipo de fórum (Um único tópico, Pergunta e Resposta).
      3. É possível dar notas para cada post usando a seção "Avaliação" (talvez estimulando participação ativa, ou para fins avaliativos mesmo).
      4. Como em qualquer atividade do Moodle, é possível definir critérios para a conclusão de atividade, que por sua vez pode ser usada para restringir o acesso a recursos ou atividades "seguintes" no seu ambiente (veja a seção "Acesso condicionado" deste curso").

    • Mensagens

      O sistema de mensagens internas permite a comunicação particular entre duas pessoas. Acesse o sistema através do ícone  no topo da tela, ao lado do seu nome. Não recomendamos que docentes usam este canal para mensagens para a turma inteira, porque não há registro das mensagens. É uma opção, porém, como canal de tirar dúvidas (a experiência mostra que um "Fórum de dúvidas" representa uma barreira grande para estudantes).

      É possível também configurar um dos "Grupos" no seu curso para fazer um grupo de mensagens.


    • Chat e Web conferência

      O Chat é usado para comunicação síncrona, com hora marcada. É interessante para sessões formativas ou de tirar dúvidas, desde que o número de participantes não é muito grande. 

      Há integrações com sistemas de Web conferência que um administrador pode instalar. Serviços conhecidos são BigBlueButton ou a versão do RNP, MConf ou o serviço comercial Zoom. Neste caso, o Moodle agenda a data da reunião.  

    • Mão na massa

      No seu ambiente, ative edição e acrescente um Fórum do tipo Geral. 

      1. Configure o fórum para que o docente ou monitor possa dar uma nota de 0-10 a cada post. 
      2. (avançado): Sobreponha as permissões do fórum para que alunos não podem criar novos tópicos (somente vão poder responder a tópicos existentes).
      3. Configure o fórum para que a atividade seja considerada "concluída" se os alunos fizeram pelo menos 1 post 
      4. (avançado): Acrescente outro Fórum, do tipo "Pergunta e Resposta".