• Configuração e Administração

    Configurações iniciais e gestão do ambiente
    • O interesse principal de um Ambiente Virtual de Aprendizagem reside nas suas funcionalidades em apoio a processos de aprendizagem. Mas para tudo correr bem, é preciso fazer gestão e administração. Nesta oficina por agora somente apontamos para a documentação do Moodle.

      Veja a principal entrada para a documentação do Moodle para docentes (em inglês). Abaixo elencamos algumas funcionalidades importantes para conhecer

      • Propriedades gerais do seu curso: Administração → "Editar configurações"
        • Escolher nome curto (que vai aparecer na "trilha de migalhas")
        • Formato do curso (disposição das seções / tópicos / semanas
        • Tema (visual)
        • Acompanhamento de conclusão (habilitado por padrão)
      • Gestão dos participantes:
        • Usuários → buscar, incluir, permissões ("papeis") e suspender
        • Métodos de inscrição → Acesso ou não por visitantes
        • Grupos
      • Importar / Restaurar material de outros cursos (do mesmo Moodle ou outro, respectivamente)
      • Estruturar o ambiente:
        • Ativar Edição →mudar títulos de seções, arrastar arquivos e mídia para o curso, acrescentar atividade ou recurso
        • Adicionar/Remover Blocos: Bloco Progresso, Calendário, Arquivos privados, Participante
      • Verificar seu curso no App móvel (procure por "Moodle" no App Store ou Play Store)
      • Quadro de Notas
    • Mão na massa

      No seu ambiente, 

      1. Entre em "Editar configurações" e mude o nome completo e nome curto. 
      2. Experimente o que acontece se mudar o "Formato de Curso" (tente o formato "Tópico único", por exemplo). 
      3. Vá para Usuários / Usuários inscritos e inscreva alguém (o seu colega ao lado por exemplo) no papel de aluno.
      4. Ative edição. Suba um arquivo. Acrescente um bloco (tente "Progresso de conclusão"). Clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" e leia no pop-up a explicação curta das atividades.