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Configuração e Administração
Configuração e Administração
Configurações iniciais e gestão do ambiente
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O interesse principal de um Ambiente Virtual de Aprendizagem reside nas suas funcionalidades em apoio a processos de aprendizagem. Mas para tudo correr bem, é preciso fazer gestão e administração. Nesta oficina por agora somente apontamos para a documentação do Moodle.
Veja a principal entrada para a documentação do Moodle para docentes (em inglês). Abaixo elencamos algumas funcionalidades importantes para conhecer
- Propriedades gerais do seu curso: Administração → "Editar configurações"
- Escolher nome curto (que vai aparecer na "trilha de migalhas")
- Formato do curso (disposição das seções / tópicos / semanas
- Tema (visual)
- Acompanhamento de conclusão (habilitado por padrão)
- Gestão dos participantes:
- Usuários → buscar, incluir, permissões ("papeis") e suspender
- Métodos de inscrição → Acesso ou não por visitantes
- Grupos
- Importar / Restaurar material de outros cursos (do mesmo Moodle ou outro, respectivamente)
- Estruturar o ambiente:
- Ativar Edição →mudar títulos de seções, arrastar arquivos e mídia para o curso, acrescentar atividade ou recurso
- Adicionar/Remover Blocos: Bloco Progresso, Calendário, Arquivos privados, Participante
- Verificar seu curso no App móvel (procure por "Moodle" no App Store ou Play Store)
- Quadro de Notas
- Propriedades gerais do seu curso: Administração → "Editar configurações"
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Mão na massa
No seu ambiente,
- Entre em "Editar configurações" e mude o nome completo e nome curto.
- Experimente o que acontece se mudar o "Formato de Curso" (tente o formato "Tópico único", por exemplo).
- Vá para Usuários / Usuários inscritos e inscreva alguém (o seu colega ao lado por exemplo) no papel de aluno.
- Ative edição. Suba um arquivo. Acrescente um bloco (tente "Progresso de conclusão"). Clique em "Adicionar uma atividade ou recurso" e leia no pop-up a explicação curta das atividades.
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