-
Progressão / Relatórios
Progressão / Relatórios
-
O acompanhamento de Conclusão é ativada por padrão nos ambientes novos do e-Disciplinas (veja nas configurações do ambiente). Isto permite configurar condições de conclusão em atividades e recursos. Assim, pode ser definido o que o aluno deve ter feito para a atividade ser considerada concluída. As condições de conclusão dependem da atividade e podem ser "ter acessado", "ter recebido uma nota" ou "ter feito uma resposta a um colega" (no Fórum).O item "Conclusão de curso" no bloco Administração do ambiente permite
- definir as condições de conclusão do curso inteiro
- mudar o tipo de conclusão padrão para cada tipo de atividade
- mudar as condições de conclusão em lote para atividades existentes no curso
Uma vez configurado as condições de conclusão, um dos recursos mais interessantes agora disponível é o Bloco Progresso de Conclusão que mostra uma barra de progresso aos alunos, e gera um relatório para o docente. Há também outros relatórios, como o relatório Conclusão das atividades em Administração / Relatórios. -
A ferramenta Presença serve como lista de presença em reuniões presenciais. Permite configurar "sessões" com data e horário. Em seguida o docente ou monitor pode registrar as presenças.
Funcionalidades notáveis desta ferramenta:
- "Na Aba "Definir status" pode mudar as 4 opções padrão. Mude para P (presente) e A (ausente) se quiser simplificar.
- É possível criar várias sessões de uma vez só, para o semestre inteiro.
- É possível permitir os próprios alunos marcar sua presença, eventualmente protegido por uma senha ou até QR-code (esta última opção não é não testado bem...)
-
Mão na massa
No seu ambiente, assegure-se que em "Editar configurações" a opção "Acompanhamento de Conclusão" está ativida. Configure as condições de atividade de alguns atividades ou recursos (um rótulo por exemplo). Finalmente, acrescente um bloco "Progresso de Conclusão" e investigue suas configurações.
-