• Progressão / Relatórios

      • O acompanhamento de Conclusão é ativada por padrão nos ambientes novos do e-Disciplinas (veja nas configurações do ambiente). Isto permite configurar condições de conclusão em atividades e recursos. Assim, pode ser definido o que o aluno deve ter feito para a atividade ser considerada concluída. As condições de conclusão dependem da atividade e podem  ser "ter acessado", "ter recebido uma nota" ou "ter feito uma resposta a um colega" (no Fórum).

        O item "Conclusão de curso" no bloco Administração do ambiente permite
        1. definir as condições de conclusão do curso inteiro
        2. mudar o tipo de conclusão padrão para cada tipo de atividade
        3. mudar as condições de conclusão em lote para atividades existentes no curso
        Uma vez configurado as condições de conclusão, um dos recursos mais interessantes agora disponível é o Bloco Progresso de Conclusão que mostra uma barra de progresso aos alunos, e gera um relatório para o docente. Há também outros relatórios, como o relatório Conclusão das atividades em Administração / Relatórios.
      • A ferramenta Presença serve como lista de presença em reuniões presenciais. Permite configurar "sessões" com data e horário. Em seguida o docente ou monitor pode registrar as presenças.

        Funcionalidades notáveis desta ferramenta:

        • "Na Aba "Definir status" pode mudar as 4 opções padrão. Mude para P (presente) e A (ausente) se quiser simplificar.
        • É possível criar várias sessões de uma vez só, para o semestre inteiro.
        • É possível permitir os próprios alunos marcar sua presença, eventualmente protegido por uma senha ou até QR-code (esta última opção não é não testado bem...)


      • Mão na massa

        No seu ambiente, assegure-se que em "Editar configurações" a opção "Acompanhamento de Conclusão" está ativida. Configure as condições de atividade de alguns atividades ou recursos (um rótulo por exemplo). Finalmente, acrescente um bloco "Progresso de Conclusão" e investigue suas configurações.