• Ambientes de Aprendizagem

    Como criar oportunidades de aprendizagem e como desenhar os espaços online?
    • Criar ambientes educacionais começa com metodologias pedagógicas, uma visão do que é educar alguém no seu campo de conhecimento, objetivos de aprendizagem, estratégias de engajamento e muito mais. Há especialistas em Design Instrucional ou Learning Design que fazem a interface entre educadores e as tecnologias educacionais. Porém, cada vez mais os próprios educadores precisam integrar as tecnologias nas suas práticas docentes. Para quem começa usar um Ambiente Virtual de Aprendizage, recomendo o seguinte modelo extremamente simplificado. Vai usar o AVA (Moodle, no nosso caso) para

      1. Conteúdo: escolher, dar acesso a e organizar material didático.
      2. Comunicação: criar espaços e canais de comunicação para construção de conhecimento.
      3. Avaliação: diagnóstico, formativo ou somativo.

      Nesta oficina tentaremos mapear estes elementos do processo educacional para funcionalidades do Moodle como Fórum, Tarefa e Questionário, entre outras. Veremos que as funcionalidades do Moodle são capazes de unificar num único ambiente os três elementos trazidos acima.

      Veja o modelo extremamente simplificado e uma pequena elaboração na seguinte atividade interativa:

    • Saiba mais

      O capítulo 6 do livro Teaching in a Digital Age do Tony Bates (2019): "Building an effective learning environment"

    • Acesso a um ambiente virtual de aprendizagem

      Para participantes desta oficina

      Para fins de testes vai poder usar um ambiente neste Moodle mesmo. Se não fez ainda, siga as instruções nesta categoria, e pega um ambiente onde vai estar inscrito no papel de "Docente". O ideal é manter este ambiente ("Oficina Moodle") aberto numa aba, junto com o seu ambiente numa outra aba, de modo que pode alternar rapidamente entre os dois. 

      Em algumas seções deste ambiente da Oficina há blocos "Mão na massa":

      Mão na massa

      No seu ambiente, faça isso, faça aquilo

      Se estiver satisfeito que conseguiu se apropriar das habilidades propostas, pode marcar como concluída a atividade.

      Para docentes de outras instituições

      Verifique como é feita a associação entre disciplinas e o oferecimento de turmas na sua instituição. Para obter acesso a um Moodle hospedado, veja Moodle Cloud (grátis até 50 alunos). Para iniciativas mais amadurecidas apoio profissional é recomendável. Veja por exemplo Moodle Partners no Brasil ou Codely

      Para docentes da USP

      O Moodle da USP detecta automaticamente se alguém é responsável por uma turma no Júpiter ou Janus e oferece a possibilidade de criar um "ambientes de apoio".

      O processo de criação é simples: configurar algumas opções básicas e decidir qual outras turmas (com seus ministrantes) juntar. Recomendamos juntar turmas sempre se possível. Para juntar outras turmas após a criação do ambiente, veja aqui 

      Veja mais aqui (abre em outra janela) .

    • Mão na massa

      Marque como concluída esta seção se está devidamente inscrito neste ambiente como aluno e no seu ambiente como docente, com os dois ambientes abertos em abas diferentes.