-
Ambientes de Aprendizagem
Ambientes de Aprendizagem
Como criar oportunidades de aprendizagem e como desenhar os espaços online?
-
Criar ambientes educacionais começa com metodologias pedagógicas, uma visão do que é educar alguém no seu campo de conhecimento, objetivos de aprendizagem, estratégias de engajamento e muito mais. Há especialistas em Design Instrucional ou Learning Design que fazem a interface entre educadores e as tecnologias educacionais. Porém, cada vez mais os próprios educadores precisam integrar as tecnologias nas suas práticas docentes. Para quem começa usar um Ambiente Virtual de Aprendizage, recomendo o seguinte modelo extremamente simplificado. Vai usar o AVA (Moodle, no nosso caso) para
- Conteúdo: escolher, dar acesso a e organizar material didático.
- Comunicação: criar espaços e canais de comunicação para construção de conhecimento.
- Avaliação: diagnóstico, formativo ou somativo.
Veja o modelo extremamente simplificado e uma pequena elaboração na seguinte atividade interativa: -
-
Saiba mais
O capítulo 6 do livro Teaching in a Digital Age do Tony Bates (2019): "Building an effective learning environment"
-
Acesso a um ambiente virtual de aprendizagem
Para participantes desta oficina
Para fins de testes vai poder usar um ambiente neste Moodle mesmo. Se não fez ainda, siga as instruções nesta categoria, e pega um ambiente onde vai estar inscrito no papel de "Docente". O ideal é manter este ambiente ("Oficina Moodle") aberto numa aba, junto com o seu ambiente numa outra aba, de modo que pode alternar rapidamente entre os dois.
Em algumas seções deste ambiente da Oficina há blocos "Mão na massa":
Mão na massa
No seu ambiente, faça isso, faça aquilo
Se estiver satisfeito que conseguiu se apropriar das habilidades propostas, pode marcar como concluída a atividade.
Para docentes de outras instituições
Verifique como é feita a associação entre disciplinas e o oferecimento de turmas na sua instituição. Para obter acesso a um Moodle hospedado, veja Moodle Cloud (grátis até 50 alunos). Para iniciativas mais amadurecidas apoio profissional é recomendável. Veja por exemplo Moodle Partners no Brasil ou Codely
Para docentes da USP
O Moodle da USP detecta automaticamente se alguém é responsável por uma turma no Júpiter ou Janus e oferece a possibilidade de criar um "ambientes de apoio".
O processo de criação é simples: configurar algumas opções básicas e decidir qual outras turmas (com seus ministrantes) juntar. Recomendamos juntar turmas sempre se possível. Para juntar outras turmas após a criação do ambiente, veja aqui
Veja mais aqui (abre em outra janela) .
-
Mão na massa
Marque como concluída esta seção se está devidamente inscrito neste ambiente como aluno e no seu ambiente como docente, com os dois ambientes abertos em abas diferentes.
-